Maria José Arrojo Baliña da Univiversidade da Coruña apresenta a comunicação, “ICT as the Driving Force for Change in Communication Sciences. The Case of “iVoz” by “La Voz de Galicia” as an Example of the New Model of Relation” iniciando a ultima sessão de comunicações científicas do congresso.

O iVoz surge da necessidade de uma aplicação de fácil utilização para publicação. depois de analisarem as aplicações presentes no mercado decidiram criar uma aplicação de raiz pois nenhum era capaz de responder às necessidades. A aplicação permite a publicação direta e categorizada. A aplicação foi criada para 2 suportes, web e iPhone. Desta forma tanto se trabalha do computador como do telemóvel. A aplicação tanto o pode publicar diretamente como enviar o material arquivado para a redação que recebe um aviso para a edição. Os testes da aplicação foram as eleições em Espanha em 2012. Para além do desenho da aplicação de produção e dos espaços digitais começou também a desenhar-se um curso para os jornalistas se adptarem não só à aplicação mas às novas formas de trabalho e metodologias.

Esta ferramenta “obrigou” a aumentar o numero de publicações, aumentou a frequência de atualizações.

Não se pode falar de jornalismo escrito ou adiovisual, devemos falar de linguagem e redações integradas. As bases do jornalismo são de novo o mote, com acento na credibilidade e na verificação das fontes e no conteúdo.

.