Contenidos para el periodismo audiovisual en movilidad de José Juan Videla Rodríguez, María-Jesús Díaz-González e Manuel García Torre da Universidade da Corunha procura perceber o uso que está a ser feito das apps.

As aplicações jornalísticas tem um consumo diário, lento e critico, e a audiência paga por conteúdos que consome. Nas aplicações informativas, baseia-se em informações simples com consumo rápido e ligeiro e pouco critico, e par o usuário esta aplicação deve ser gratuita. A aplicação de entretenimento é menos pausado que a app jornalística mas mais que a informativa e serve pra o usuário de distrair.

Os resultados mostram a análise de conteúdos e interatividade. As televisões privadas regionais não têm aplicações jornalísticas para iPad. Todas as têm a emissão em direto para a plataforma da apple. Os resultados para o sistema android mostram que há menos canais presentes nesta plataforma do que para iPad. A eitb apesar de ser um canal de televisão não tem qualquer conteúdo audiovisual na aplicação para android, nem mesmo a emissão em direto.

Como conclusão o estudo destaca que a maioria das aplicações analisadas são informativas, há pouca presença das televisões privadas e a participação da audiência é muito limitada.